sexta-feira, 12 de junho de 2009

Comunicar

Comunicar: do infinitivo latino communicare . dar conhecimento sobre algo; dar a outro, transmitir; estar conectado.
Amigos, convido-vos a pensar no modo como comunicamos com os outros e na utilização que, enquanto católicos, fazemos dos “novos” meios de comunicação.
Deixo-vos um excerto da mensagem do Papa Bento XVI para o 43º dia mundial das Comunicações Sociais, particularmente dirigido aos jovens.

“Caríssimos, senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida. Nos primeiros tempos da Igreja, os Apóstolos e os seus discípulos levaram a Boa Nova de Jesus ao mundo greco-romano: como então a evangelização, para ser frutuosa, requereu uma atenta compreensão da cultura e dos costumes daqueles povos pagãos com o intuito de tocar as suas mentes e corações, assim agora o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento profundo das mesmas para se chegar a uma sua conveniente utilização. A vós, jovens, que vos encontrais quase espontaneamente em sintonia com estes novos meios de comunicação, compete de modo particular a tarefa da evangelização deste «continente digital». Sabei assumir com entusiasmo o anúncio do Evangelho aos vossos coetâneos! Conheceis os seus medos e as suas esperanças, os seus entusiasmos e as suas desilusões: o dom mais precioso que lhes podeis oferecer é partilhar com eles a «boa nova» de um Deus que Se fez homem, sofreu, morreu e ressuscitou para salvar a humanidade. O coração humano anseia por um mundo onde reine o amor, onde os dons sejam compartilhados, onde se construa a unidade, onde a liberdade encontre o seu significado na verdade e onde a identidade de cada um se realize numa respeitosa comunhão. A estas expectativas pode dar resposta a fé: sede os seus arautos! Sabei que o Papa vos acompanha com a sua oração e a sua bênção.”

Será que fazemos um correcto uso e aproveitamento dos meios que temos à nossa disposição? Ou usamo-los como forma de comodismo, e em vez de transmitir ou de estarmos conectados ao outro e a Cristo, acabamos por nos afastar para um mundo à parte?
Não poderemos aproveitar a Internet como meio de fazer chegar os outros e nós próprios até Cristo?
S. Marcos descreve-nos, no Evangelho, a cura do paralítico que foi conduzido até Jesus por quatro amigos( Mc 2, 3-5). Seremos nós capazes de conduzir os nossos amigos e a nós próprios até Cristo? Fazemos realmente algo por esse propósito?
Fica o desafio…

JJ

Um comentário:

  1. Podemos e devemos aproveitar a Internet para fazer chegar a mensagem de Fé, Esperança e Caridade a quem dela necessita. Contudo é preciso que o outro esteja disponível para ler essa mesma mensagem. Tal como com todos os meios de comunicação é necessário que o receptor esteja aberto a receber o que lhe é transmitido. Podemos ver pelo número de seguidores deste blogue que há ainda muito caminho a percorrer. Mas "ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, ... se não tiver caridade nada sou". A perserverança é qualidade de quem ama e procura mostrar Cristo através do exemplo e não apenas pela palavra. Conduzir os amigos até Cristo só resulta se nós lhes mostrarmos que nós acreditamos e amamos.
    Ânimo GLADS, mostrem que acreditam e amam.

    ResponderExcluir