sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Festa do Baptismo do Senhor


No próximo Domingo, Festa do Baptismo do Senhor, vai realizar-se pelas 11h45, na Igreja Paroquial de Tremês, a missa dominical, com animação jovem e onde decorrerá o Acolhimento/Testemunho dos novos convivas da paróquia.

Aqui fica o Evangelho da Eucaristia…

“Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias.
João tomou a palavra e disse-lhes: «Eu baptizo-vos com água, mas vai chegar quem é mais forte do que eu, do qual não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo».
Quando todo o povo recebeu o baptismo, Jesus também foi baptizado; e, enquanto orava, o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu fez-se ouvir uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência».” Lc 3, 15-16. 21-22

Ao ser baptizado, Jesus assumiu o papel de Cristo, o enviado. Tornou-Se cordeiro, para que a sua vida fosse para nós fonte de água viva.“Quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-se tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna”(Jo 4, 14), pois é através da sua vida em Deus, que se revela no baptismo pelo Espírito Santo, que nós conhecemos Deus.

Enquanto baptizados somos cristãos, ou seja, outros Cristos; será que somos testemunhas e concretizamos um compromisso de gestos palpáveis, de perdão, compreensão e amor de Deus pelos homens nossos irmãos?
Reconhecemos, tal como Pedro, que Deus não faz acepção de pessoas ou discriminamos e julgamos os outros segundo o nosso próprio parecer?
Teremos nós a humildade suficiente para nos reconhecermos como sementes deste campo que é a Igreja, convidando outras pessoas a beber desta mesma água? Ou será que queremos apenas ceifar o campo que outros cultivaram, rejeitando o nosso papel de sermos um novo Cristo na nossa comunidade?

Fica o desafio de anunciarmos a paz por Jesus Cristo… de sermos verdadeiras testemunhas da sua Vinda, Morte e Ressurreição por nós…

JJ e JS

Um comentário:

  1. é realmente bom viver o Amor de Deus em nós...
    E a missa de ontem foi mais um momento marcante da nossa caminhada enquanto grupo de jovens.
    Que o Senhor nos ajude a aceitar os seus desafios e a trabalharmos em prol da comunidade.
    Também o cantar das Janeiras foi uma noite especial.Ver a cara de alegria das pessoas ao verem os jovens reunidos;a cara dos doentes que levam vidas com muito sofrimento e que têm nestes bocadinhos um factor aliviante...
    Que o Senhor guie a nossa Paróquia pelos caminhos que conduzem à união e ao fortalecimento da Fé.

    ResponderExcluir